Itacaré

Praia Engenhoca

Praia Engenhoca

A Pousada Maresia tem a alegria de estar localizada em Itacaré, litoral Sul da Bahia, Itacaré é reconhecida mundialmente por sua beleza, natureza exuberante e privilegiada, sendo destino turístico de visitantes de toda as partes do mundo, que se encantam com o vilarejo e as opções de praias e ecoturismo da região, além de receber muitos surfistas, ávidos por ondas que só Itacaré oferece!
Conheça em nosso site um pouco mais sobre esta peculiar Cidade do sul da Bahia ou visite o Portal Itacaré.com e veja informações completas sobre a região!


 

Saiba mais sobre Itacaré


As Praias:
Itacaré reúne praia singulares, sejam prais emoldurado por mata tropical nativa ou as praias com áreas extensas salpicadas por coqueirais… E o melhor: todas estas belezas a alguns metros do centro da pequenina Cidade, onde a Pousada Maresia está localizada, permitindo que o nossos hóspedes desfrutem de todas as belezas da região mantendo a segurança e conforto da infra-estrutura turística presente no Vilarejo.
A Região oferece também belíssimas praias mais afastadas do centro e acessíveis por trilhas, privilegiando sempre o contato direto com a natureza ímpar do nordeste brasileiro!


O Vilarejo:
O vilarejo de Itacaré é destino turístico em todas as estações do ano, com crescimento que se intensificou quando da construção da estrada que liga Ilhéus à Itacaré. O vilarejo, entretanto, soube manter preservado sua centenária arquitetura rústica e simplicidade, com seu povo reconhecidamente receptivo, sempre enaltecendo a preservação da região e o turismo sustentável.


Lazer em Itacaré:
Mesclando ecoturismo, surf e capoeira, o principal atrativo de Itacaré é sem dúvida as suas praias – desde as mais tranquilas de águas calmíssimas, até as com ondas perfeitas para o surf – e toda a sua beleza natural, com cachoeiras e trilhas, que fazem de Itacaré um dos mais belos, preservados e paradisíacos recantos do Brasil.
Itacaré dispõe de dezenas de praias, além de estrutura turística, com destaque para a Pousada Maresia, totalmente identificada com a cultura original da região, o Vilarejo conta ainda com restaurantes, bares, agências de turismo, locação de carro e diversas opções de passeios para quem busca ecoturismo, diversão e excelentes praias!
E á Noite também se tem muito o que fazer na região: na rua onde encontra-se a Pousada Maresia (Pedro Longo) concentra-se os restaurantes e bares e demais eventos, permitindo aos turistas da região conhecer pratos típicos da Bahia e da região e ter contato com a música tradicional do vilarejo, ou participarem, de luaus e festas onde predomina o forró, que muitas vezes pode se estender até o amanhecer!E os nossos hóspedes desfrutam de todo o lazer de Itacaré a qualquer hora do dia ou da noite, já que a Pousada Maresia esta localizada no centro do Vilarejo!

Natureza:
Itacaré circundada de um lado pela mata atlântica e, de outro, por praias paradisíacas, com extensões de areias brancas e coqueirais à perder de vista e muita vegetação nativa, matas virgens e trilhas que desembocam em belíssima cachoeiras, somados ainda cenários de manguezais e restingas.

Um pouco da Historia:
a Cidade surgiu com a fundação da Igreja de São Miguel, às margens do Rio de Contas, o que originou o nome inicial do povoado:”São Miguel da Barra do Rio de Contas”. Em meados de 1931 assumiu o nome atual de ” Itacaré” oriundo de língua indígena onde ‘Itaca” significa “rio barulhento” e “ré”, por sua vez, quer dizer “diferente” resultando entao em “O rio com um som diferente”.
A arquitetura do vilarejo caracteriza-se por casarões e sobrados antigos, centenários, construídos em épocas prósperas do auge da agricultura cacaueira, já que a região figurava dentre as rotas de escoamento do cacau, principal riqueza da Bahia à época.

– Acesse o site ITACARE.COM e conheça mais sobre a Itacaré.
– Reserve sua estada conosco em Itacaré: estamos localizados na rua principal que leva às praias, próximo aos principais restaurantes do Centro e com infra-estrutura privilegiada assegurando bom acesso para hóspedes que esteja de carro ou a pé, uma vez que nossa rua é calçada e iluminada à noite

 


PRAIAS


Praia da Concha

Praia da Concha

Praia da Concha 2

Praia da Concha 2

Praia da Concha

Com estrutura de barracas de praias, é formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas.
Com águas calmas e pouco salgadas formando uma pequena enseada, onde destacam-se o ” farol quadrado” representação da identidade marítima baiana e belíssimo pôr-do-sol na “Ponta do Xaréu”

 

 


 

Praia Resende

Praia Resende

Praia do Resende

próxima do centro e a 300 ms da pousada é uma praia pequena com um visual paradisíaco de coqueirais, e que ocasionalmente há demonstrações de capoeira. O acesso se faz a pé por uma pequena trilha que sai da rua principal o Caminho das Praias – onde está localizada a pousada Maresia.

 

 


 

Praia Tiririca

Praia Tiririca

Praia da Tiririca

Considerada uma das melhores prais para o surf do Brasil, com os melhores picos da região, ondas sempre fortes o ano todo, a Praia da Tiririca atrai os fascinados pela prática do surf , reunindo em suas areias um público jovem, bonito e desportistas, em sua maioria.
Não é recomendada para banho devido as suas altas ondas, mas é o local ideal para surfistas!

 


 

Praia Ribeira

Praia Ribeira

Praia da Ribeira

Última praia acessível de carro pelo Caminho das Praias, tem por principal atrativo o riacho do Rio Ribeira que forma pequenas quedas d´água criando uma piscina natural de água doce.
Uma tirolesa que passa sobre a praia é outra atração radical que faz parte da atividade de arvorismo com sede e acesso próximos da praia.

 

 


 

Praia da Costa 2

Praia da Costa 2

Praia da Costa

Praia da Costa

Praia da Costa

Margeada com muitos coqueiros, é uma pequena e belíssima praia a cerca de 1 km da cidade, entretanto não e recomendada para banho, devido as suas fortes correntezas.
Apesar disso, é bastante visitada seja por surfistas em busca de boas ondas, seja por turistas, em razão de seu belíssimo visual:
um cartão postal sob qualquer ângulo!

 

 


 

Praia da Coroa

Praia da Coroa

Praia da Coroa

Praia da Coroinha

Praia da Coroinha [ou da Coroa]

É a orla da cidade, com casarios históricos, antigo atracadouro dos barcos que transportavam o cacau, la existe o porto de pesca, onde acontece eventos.
É uma praia central de fácil acesso, já que se estende pela Avenida Beira Mar. Possui areias ideais para o vôlei de praia ou práticas esportivas e caminhadas. A grande curiosidade do local ocorre com a mudança da maré, que cheia apresenta águas salgadas, e na vazante, praticamente doce.

 

 


 

Prainha

Prainha

Prainha

Prainha

Prainha
Uma das mais belas praias de Itacaré, listada entre as 10 praias mais lindas do Brasil, consiste em uma enseada composto por morros verdes em seus extremos e coqueirais junto a toda a extensão da areia.
O acesso é de nível médio em uma caminhada prazerosa entre a mata atlântica e encostas marítimas com uma vegetação exuberante, criando um momento singular entre cheiros e cores, é inesquecível, maravilhoso!

 

 


 

Praia de São José

Praia de São José

Praia de São José

Praia de São José

Praia de São José

Belíssima, de fortes ondas, com areia branca e coqueiros, em área de proteção ambiental, dentro do complexo ecoturístico Villas de São José, onde podem ser encontradas sofisticadas residências, com restaurante de cozinha requintada, seu acesso requer pagamento de taxa de “Day Use” ou pela praia através de uma trilha desde a Prainha mediante identificação.É uma praia Isolado, extremamente preservada, em meio à Mata Atlântica, formando belíssima enseada de mar muito azul águas claríssimas, seu acesso, apesar de mais deserta oferece segurança e infra-estrutura.

 


 

Praia do Siriaco

Praia do Siriaco

Praia do Siriaco

Belíssima, Siriaco é uma praia oculta onde só se chega por trilha, recomenda-se a cia. de uma guia experiente da região: vale a pena pela sua grande beleza!
Seu diferencial e um grande leito com pedras e areias, tornando o acesso mais seletivo e atraindo somente aficcionados por natureza e oferecendo muito sossego para quem a busca. Uma curiosidade é que com a maré mais baixa, fica visível a entrada de pequenina caverna, habitada por muitos morcegos, chamados pelos nativos de “ciroácos”. Por segurança, é recomendável ir acompanhado por um guia: várias agências de Itacaré organizam passeios.

 

 


 

Praia Jeriboacu

Praia Jeriboacu

Praia de Jeribucaçu

Situada em área particular, é de rara beleza, especialmente pelo encontro do rio Jeribucaçu com o mar, deixando as águas ideiais para prática do surf e para banhistas que preferem banho de rio, em água cristalina.
Nesta praia se tem acesso a cachoeira da Usina aonde após uma caminhada (nível médio) de 30 minutos encontrarás uma deslumbrante queda d’água em meio a mata atlântica.

 


 

Praia Engenhoca

Praia Engenhoca

Praia da Engenhoca
Praia de fácil acesso em uma trilha relaxante ,sendo o inicio de um caminho que denominamos 4 praias: Engenhoca, Hawaizinho, Gambôa e, por fim, Itacarezinho. É cercada por coqueiros com riacho que nela desemboca.
Tem ondas médias e é uma das favoritas dor surfistas.
De relativa proximidade com a Cidade, o convidativo descanso sob a sombra de seus muitos coqueirais, premiam aqueles que a visitam com paz absoluta.
Reúne, alem de coqueirais, extensas areias e um mar ideal para o surf.


 

Praia Havaizinho 2

Praia Havaizinho 2

Praia Havaizinho 2

Praia Havaizinho 2

Praia do Hawaizinho

Pequenas enseadas com recifes, emolduradas com coqueiros , com fortes ondas, tem menor frequência durante o ano, exceto por surfistas.
A praia de Hawaizinho é semi-deserta e atrai, especialmente, surfistas e praticantes de trilhas. Pode também acessa-la de barco.

 


 

 

Praia Itacarezinho 4

Praia Itacarezinho 4

Praia Itacarezinho

Praia Itacarezinho

Praia de Itacarezinho

Com quase 4km de extensão, margeada por coqueirais é onde ocorre desova de tartarugas marinhas na região, na sua parte norte a praia recebe o fluxo de águas de uma cascata de água doce que desce da mata e cai diretamente na areia, proporcionando aos visitantes banhos de água doce, à beira mar, inesquecíveis. A praia de Itacarezinho reserva belas paisagens e é mais um cartão postal de Itacaré, sendo propícia para o banho.

 


 

SAIBA MAIS

Como chegar:

DE CARRO:
Parta de Salvador pela BR-324
Guie no sentido “Feira de Santana”
Suba o viaduto que dá acesso à BR-101
Guie sentido Travessão/Camamu.
Depois siga no sentido Camamu/Itacaré 50km
Totalizando 380 km ( aproximadamente 6h).
— Outra Opção: via Ilha de Itaparica/Costa do Dendê: pegue o Ferry Boat cruzando a Baia de Todos os Santos sentido Bom Despacho/ Nazaré da Farinhas, Valença , Camamu e, finalmente, Itacaré! Será um trajeto de aproximadamente 5 h de viagem ou 238 km cruzando algumas cidadezinhas e lombadas.
—Vindo do sul: Siga pela BR 101 até Itabuna / Ilhéus / Itacaré.

DE ÔNIBUS:
Às sextas feiras: compre suas passagens com a a empresa Águia Branca, que disponibiliza linha direta Salvador-Itacaré às sextas feiras.
Empresa Águia Branca: Tel.: 55 71 4004-1010 | Site: www.aguiabranca.com.br
– Também a partir de Ilhéus, existem ônibus saindo do terminal rodoviário, para a localidade.
Nos demais dias da semana: seguir até Itabuna
De Itabuna tomar um ônibus até Itacaré.
— Outra opção: sair de Bom Despacho / Itaparica e lá tomar o ônibus até Itacaré, com estimativa de 6h, é a opção mais econômica (cerca de 50% do valor) e rápida

DE AVIÃO:
Vôos nacionais: o aeroporto mais próximo de Itacaré fica em Ilhéus e têm vôos diários de algumas empresas aéreas originários das principais cidades do país.
Vôos internacionais: o aeroporto internacional mais próximo é o de Salvador.


De Salvador: 422km pela BR-101 ou 374km por Camamu
Ilhéus: 95 km
São Paulo: 1700 Km
Florianópolis: 2400 Km
Rio de Janeiro: 1300 Km.

Devido as suas excelentes características climáticas, todas as estações do ano são excelentes para se visitar Itacaré, destacando-se o inverno como épocas de melhroes ondas, sendo a melhor época para os adeptos do surf!

Reserve sua estada conosco em Itacaré: estamos localizados na rua principal que leva às praias, próximo aos principais restaurantes do Centro e com infra-estrutura privilegiada assegurando bom acesso para hóspedes que esteja de carro ou a pé, uma vez que nossa rua é calçada e iluminada à noite.